Técnico Operacional Auxiliar de Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura
Curso Técnico Operacional Auxiliar de Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura
imagem
 
Curso Profissional
Técnico Operacional Auxiliar de Medicina Chinesa e Acupunctura
 
CURSO PROFISSIONAL
Técnico Operacional Auxiliar de Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura

 


729 – Saúde – programas não classificados noutra área de formação

Torna-se imperioso a necessidade de tornar os cuidados de saúde mais humanizados, surgindo a crescente procura de profissionais qualificados para uma atuação sistémica nos cuidados de saúde. Este curso pretende que o Técnico Operacional Auxiliar de Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura adquira conhecimentos técnicos que lhes permita desenvolver uma nova atividade em saúde com fundamentos teóricos e práticos interagindo de forma capaz e segura em equipas técnicas pluridisciplinares na área das terapias alternativas, no cumprimento e respeito pelos deveres e ética profissional, garantindo o apoio na promoção do bem-estar e recuperação dos utentes.

 

Destinatários

Todos aqueles que sintam interesse/vocação em áreas relacionadas com a promoção da qualidade da saúde.

 

Pré-requisitos

No âmbito do Curso Técnico Operacional Auxiliar de Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura, como Instituição, não vedamos o acesso a quem queira aprender, independentemente da sua escolaridade, seja mínima ou seja o grau mais elevado de escolaridade.

 

Metodologia e Avaliação

A Metodologia pedagógica incorpora a conjugação de exposição teórica e prática, utilizando estratégias de ensino e aprendizagem adequadas, através da análise e discussão de casos clínicos, práticas simuladas, trabalhos individuais, entre outras. O Processo de avaliação tem em conta a componente teórica, prática continua, e avaliação final, no respeito pelo regulamento pedagógico.


Objetivos do Curso

Dotar os formandos com competências necessárias para exercício da função;
Compreender a utilizar os conceitos gerais e específicos da Teoria Básica da Medicina tradicional Chinesa, Estrutura de Meridianos, Pontos de Acupuntura, Técnicas de punção, e Qigong Terapêutico.

Dotar os formandos com os pressupostos e competências específicas previstas na Portaria n.º 207-F/2014 de 8 de outubro.

Promover o respeito pelos códigos de prática segura, ética e deontológico.

 

Método de Formação

Presencial
B-Learning

 

 

Método Presencial

Metodologia e Avaliação

A Metodologia pedagógica incorpora a conjugação de exposição teórica e prática, utilizando estratégias de ensino e aprendizagem adequadas, através da análise e discussão de casos clínicos, práticas simuladas, testes teóricos, trabalhos individuais, entre outras. O Processo de avaliação tem em conta a componente teórica, prática continua, e avaliação final, no respeito pelo regulamento pedagógico.

 

Horário Presencial

Viana do Castelo

1 fim de semana por mês (1º fim de semana de cada mês)
Sábado 15:00h às 19:00h

Domingo 09:00 às 13:00h e 15:00h às 18:00h

 

Lisboa

1 fim de semana por mês (último fim de semana de cada mês)
Sábado 15:00h às 19:00h

Domingo 09:00 às 13:00h e 15:00h às 18:00h


Duração do Curso Presencial

2 anos Lectivos de Outubro a Julho

 

 

Método B-Learning

Estrutura do Curso

O Curso de Técnico Operacional de Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura é composto por 32 Lições disponibilizadas ao aluno pela plataforma e-learning da CHINARTE e 8 seminários presenciais.

Cada Lição é composta por uma Sebenta e uma Ficha de Avaliação. O aluno só pode prosseguir para a lição seguinte após envio da Ficha de avaliação da lição em curso.

 

Metodologia e Avaliação

A Metodologia pedagógica é realizada pela exposição de vídeos, fichas de avaliação, exposição teórica e prática presencial, utilizando estratégias de ensino e aprendizagem adequadas, através da análise e discussão de casos clínicos, práticas simuladas, testes teóricos, trabalhos individuais, entre outras. O Processo de avaliação tem em conta as Fichas de Avaliação disponibilizadas na plataforma e-learning da CHINARTE e os Seminários presenciais.

 

Horário B-Learning

Flexibilidade de tempo e espaço, eliminando barreiras físicas e rigidez de horários. Estude no local e momento que desejar; Flexibilidade do Ritmo de Estudo. Evolução consoante o seu próprio ritmo de aprendizagem, adaptado às especificidades e necessidades de cada aluno; Acompanhamento Individual. 

 

Duração do Curso B-Learning

Depende da capacidade de cada aluno, não podendo exceder as 2 lições por mês.

 

Saídas Profissionais

Clinicas de Saúde, Centros de dia, Residência geriátricas, Apoio domiciliário, Spas, Health Club.

 

Vantagens de estudar na CHINARTE

Excelência na formação, professores altamente qualificados, possibilidade de estágios na Universidade de MTC de Guangzhou.China, Acesso a matérias de apoio à formação, acesso à plataforma E-Learning de apoio ao estudo, Seguro, ajuda na colocação de trabalho, etc.

 

Certificado: 

DIPLOMA em Técnico Operacional Auxiliar de Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura

Carteira Profissional da APASI. (Associação Portuguesa de Artes da Saúde Integrais).
Certificado de Formação Profissional em Acupunctura emitido pela CHINARTE de acordo com o publicado na Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho.

A CHINARTE é uma Empresa Certificada pela DGERT, pelo que, os Cursos leccionados estão de acordo com a Lei vigente e os Certificados são introduzidos na plataforma SIGO, onde ficam registados todos os dados relativos à Formação e sua qualificação, sendo mais tarde introduzidos na CIC (Caderneta Individual de Competências). Atribui Créditos para que possibilita ao formando a contagem do número de horas de formação previstas no Código do Trabalho. O Aluno receberá ainda uma carteira de "Técnico Operacional Auxiliar de Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura”, emitida pela APASI - Associação de Artes da Saúde Integrais - que estabeleceu um protocolo de cooperação com a CHINARTE no sentido de associar e apoiar profissionalmente todos os formandos que completem com sucesso a Formação

CHINARTE - Execelência na Formação